- Área: 334 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Steve Montpetit
-
Fabricantes: Au Courant, Avant-Scène, Batimat, Bianchi, CIOT, Escalier Grenier, Fabelta, Ligne Roset, Maison Corbeil
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência foi projetada para possibilitar que uma irmã e um irmão se reúnam em família em ocasiões especiais e relaxem em contato com a natureza. Este projeto surge ao longo das margens de um lago em Laurentians em uma área arborizada com uma inclinação significativamente consistente. Essa elevação, que oferece uma visão panorâmica do lago, é a espinha dorsal para o desenvolvimento do conceito arquitetônico — se aproximar da terra a partir da mistura de duas áreas que se cruzam. A divisão de suas formas possibilitou sua integração com a paisagem. A residência faz parte de um circuito pelo terreno onde os caminhos se estendem internamente, criando pontos de observação da paisagem circundante.
A área superior, que assume a forma de uma casa de telhado triangular, volta-se para o lago a partir de um balanço, enquanto a área inferior é ancorada ao declive. Ambas as áreas são cortadas em suas interseções para dar lugar à circulação vertical e ao hall de entrada abaixo. Este espaço organiza toda a área de circulação interna e permite que o núcleo do edifício se conecte com o exterior.
O piso inferior apresenta uma forma mais contemporânea, com os seus telhados planos e as grandes aberturas. O espaço de estar, que é organizado em dois níveis, aproveita a vista para o lago. De um lado, um grande abrigo fechado completa a área inferior. Há um amplo terraço no telhado na outra extremidade.
Do lado de fora, cores sóbrias e materiais naturais permitem que o projeto se afirme sutilmente,como se tivesse emergido do chão, respeitando o ambiente circundante. O acabamento externo de madeira preta unifica a composição sob um telhado de zinco. Observado do lago, dá a impressão de um paraíso. Elementos em madeira clara que iluminam a estrutura escura como um todo podem se assemelhar aos raios do sol que atravessam as nuvens após uma tempestade.